José Paulino/Bom Retiro/São Paulo

Sábado, 21 de julho de 2012. 9 horas de uma manhã ensolarada e lá vamos nós – minha filha Fernanda, recém chegada da Austrália, e eu – para um dia de compras num dos lugares mais populares de São Paulo: a Rua José Paulino, no Bom Retiro. O melhor jeito de chegar lá é de metrô, caso você não queira gastar um horror em estacionamento. Que é o nosso caso.

O bom do metrô é que ele é frequente, seguro, rápido e nesta hora – sábado – relativamente vazio. E nos faz entrar no clima de programa bem popular.

A Estação da Luz, apesar de enorme é extremamente bem sinalizada. Não tem como não encontrar os corredores que levam ao destino final: a José Paulino.

A Estação da Luz é uma estação ferroviária que integra a rede de trens metropolitanos  e o metrô de SP. Linda e nostálgica.

O hall da Luz interliga vários serviços pra quem vai se deslocar por trem ou metrô, desde a compra dos bilhetes até o embarque nas plataformas. Existe um piano neste grande saguão para uso popular. Anos atrás, quando minha mãe pianista veio me visitar, passou longe do instrumento – apesar dos meus protestos – por que ela estava sem as “notas” dela. Ou seja, as partituras.

Adoro este prédio construído no final do século XIX que abriga também o Museu da Língua Portuguesa. Ali do ladinho está a Pinacoteca. Dois prédios que adoro e recomendo visitar em SP.

Chegando ao Bom Retiro.

O movimento na rua e nas lojas está recém começando. Quanto mais cedo se chega, melhor. Depois, fica difícil se deslocar pelas ruas e lojas, e principalmente, chegar nas araras e olhar roupas e acessórios.

Hora de vasculhar prateleiras, cabides, caixas e cestões. Impressiona a variedade e a quantidade de tudo. 4 horas são aperitivo no banquete que a região oferece.

E as promoções? Muitos abacaxis e coisas aproveitáveis. Pra quem for, não esqueça de ir vestida com legging (já que a maioria das lojas não tem provador e a gente coloca roupa por cima da roupa, ou então, o provador é comunitário, ou então, funciona no banheiro.

Casacos de inverno. Olha a variedade. Tem até casaco de pele de verdade!!!!

Depois das 10 horas, a José Paulino vira uma Zorra Total.

Lá fora o agito cresce.

Carros, motos, camelôs e pessoas disputam espaço quadra à quadra, calçada à calçada.

Pra quem quer fugir do buxixo, nas ruas laterais encontram-se algumas lojas mais vazias. Aos sábados – algumas lojas que durante a semana só vendem no atacado – também vendem no varejo. Mas a grande maioria dos atacadistas não abre aos sábados. Mesmo assim, existe preço de atacado e de varejo.

E as promoções abundam. Pra quem tiver CNPJ é o Paraíso das Pexinxas.

Nosso velho de guerra pé sujo!!!! Almoço a kilo. Limpinho e gostosinho. E a mulherada se diverte mostrando compras, dando sugestões e dicas. O alvoroço chega a ser revigorante.

Pra não ter dúvidas.

4 horas de perambulações e o resultado da empreitada.

Metrô lotado!!!! Nos sábados as lojas fecham mais cedo, variando das 13 às 16 horas. Batemos em retirada às 14:30h.

Graças a Deus, um assento livre.

Minhas compras! Pura diversidade: da roupa chique à indiana, lenços e cintos com muita personalidade. Tudo a minha cara.

A sensação do momento na José Paulino: Caveiras. Blusas, bolsas, cintos, casacos, mantas, pingentes. Esse cinto é pro meu lado motoqueira.

Depois de anos ciceroneando visitas pela região, já tenho algumas lojas selecionadas pelo preço, qualidade e modelos. Por que na José Paulino tem tudo do gosto pra tudo. E o meu, apesar da transição, eu conheço. Quem quiser uma guia é só me contatar.

2 comentários sobre “José Paulino/Bom Retiro/São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s