Livros de Viagem

DSC05188Um dos itens básicos em qualquer viagem são os guias Visuais Publifolha ou Folha de São Paulo. Tenho uma considerável coleção de títulos. Como normalmente viajamos por conta própria, o guia cumpre muito bem sua função: além de mapas, indicações turísticas, gastronomia, hotelaria, lojas, transportes, a história do país/cidade, ele também mostra – através de um código de cores – as áreas (regiões/estados) a serem visitados. As legendas também são muito práticas pois informam por estrelas e cifrões ($) o padrão e o custo. Seu maior defeito é o peso. Os livros são bem completos, impressos em papel de excelente qualidade, uma média de 500 páginas. Países como Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Alemanha, Argentina … cidades como New York, Buenos Aires, São Paulo, Roma, Paris … são facilmente encontrados. Mas vai procurar, Tailândia, Bali, Tanzânia, Filipinas. Por aqui, uma raridade. Achei um livrinho com mapas de Bancoc, e foi só.

DSC05189Outros livros – de viagem – interessantes são:

  1. “De malas prontas” de Danuza Leão, relatos e dicas pessoais sobre São Paulo, Buenos Aires, Berlim, Paris e Londres.
  2. “Fazendo as malas” também da Danuza Leão, relatos e dicas pessoais  sobre Sevilha, Lisboa, Paris (de novo) e Roma. Ambos pretendem ser quase um diário de viagem.
  3. “Um lugar na janela” de Martha Medeiros. Relatos de viagens para a Europa, Chile, Grécia, Marrocos, New York, Peru, Japão … As dicas são mais sucintas já que o foco do texto transita também pela reflexão e introspecção.
  4. “Viajante Chic” – Dicas de Viagem por Glória Kalil. Informações e dicas básicas sobre qualquer tipo de viagem. Segue lista de roupas pra levar em diferentes tipos e tempos de viagem.
  5. “A Parisiense” de Sophie Gachet. Um livro de moda, com dicas turísticas irresistíveis.
  6. “1000 lugares para conhecer antes de morrer” de Patricia Schultz. O que, como , quando, onde. O exótico, único, lindo, extravagante, o inesquecível e imperdível do planeta.
  7. “Grandes Viagens – Conheça as mais espetaculares rotas do mundo” publicado, no Brasil, pela Editora Globo. O livro mostra fotos belíssimas, além dos mapas e Experiências Essenciais de Rotas por terra (A Rota Maia), trem (O Expresso do Oriente), rios (O Nilo) e mares (Os fiordes da Noruega), jornadas literárias (A Odisseia de Homero), antigas rotas Comerciais (Rota das Especiarias), peregrinações e caminhadas (A Muralha da China), por estradas (Tour de France – a rota original), exploradores e conquistadores (A rota de Marco Polo). Apenas algumas das mais de 70 rotas – detalhadas no livro – pra delírio de quem ama viajar.

DSC05187Todos estes livros (e revistas “Viagem”)  ocupam a mesma prateleira. Cada um, do seu jeito, oferece dicas que valem à pena ser conferidas. Nem sempre o que agrada um, agrada outro. E muitos foram comprados como souvenir, no retorno. Vai que a foto não traduza o que foi cada lugar! E também, a gente não sabe se um dia não vai ao Carnaval de Trinidad – Tobago, ou ao Hotel de Gelo, na Suécia. Já imaginou?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s