Um dos itens básicos em qualquer viagem são os guias Visuais Publifolha ou Folha de São Paulo. Tenho uma considerável coleção de títulos. Como normalmente viajamos por conta própria, o guia cumpre muito bem sua função: além de mapas, indicações turísticas, gastronomia, hotelaria, lojas, transportes, a história do país/cidade, ele também mostra – através de um código de cores – as áreas (regiões/estados) a serem visitados. As legendas também são muito práticas pois informam por estrelas e cifrões ($) o padrão e o custo. Seu maior defeito é o peso. Os livros são bem completos, impressos em papel de excelente qualidade, uma média de 500 páginas. Países como Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Alemanha, Argentina … cidades como New York, Buenos Aires, São Paulo, Roma, Paris … são facilmente encontrados. Mas vai procurar, Tailândia, Bali, Tanzânia, Filipinas. Por aqui, uma raridade. Achei um livrinho com mapas de Bancoc, e foi só.
Outros livros – de viagem – interessantes são:
- “De malas prontas” de Danuza Leão, relatos e dicas pessoais sobre São Paulo, Buenos Aires, Berlim, Paris e Londres.
- “Fazendo as malas” também da Danuza Leão, relatos e dicas pessoais sobre Sevilha, Lisboa, Paris (de novo) e Roma. Ambos pretendem ser quase um diário de viagem.
- “Um lugar na janela” de Martha Medeiros. Relatos de viagens para a Europa, Chile, Grécia, Marrocos, New York, Peru, Japão … As dicas são mais sucintas já que o foco do texto transita também pela reflexão e introspecção.
- “Viajante Chic” – Dicas de Viagem por Glória Kalil. Informações e dicas básicas sobre qualquer tipo de viagem. Segue lista de roupas pra levar em diferentes tipos e tempos de viagem.
- “A Parisiense” de Sophie Gachet. Um livro de moda, com dicas turísticas irresistíveis.
- “1000 lugares para conhecer antes de morrer” de Patricia Schultz. O que, como , quando, onde. O exótico, único, lindo, extravagante, o inesquecível e imperdível do planeta.
- “Grandes Viagens – Conheça as mais espetaculares rotas do mundo” publicado, no Brasil, pela Editora Globo. O livro mostra fotos belíssimas, além dos mapas e Experiências Essenciais de Rotas por terra (A Rota Maia), trem (O Expresso do Oriente), rios (O Nilo) e mares (Os fiordes da Noruega), jornadas literárias (A Odisseia de Homero), antigas rotas Comerciais (Rota das Especiarias), peregrinações e caminhadas (A Muralha da China), por estradas (Tour de France – a rota original), exploradores e conquistadores (A rota de Marco Polo). Apenas algumas das mais de 70 rotas – detalhadas no livro – pra delírio de quem ama viajar.
Todos estes livros (e revistas “Viagem”) ocupam a mesma prateleira. Cada um, do seu jeito, oferece dicas que valem à pena ser conferidas. Nem sempre o que agrada um, agrada outro. E muitos foram comprados como souvenir, no retorno. Vai que a foto não traduza o que foi cada lugar! E também, a gente não sabe se um dia não vai ao Carnaval de Trinidad – Tobago, ou ao Hotel de Gelo, na Suécia. Já imaginou?