No final de 2012, fiz uma aula particular de scrap. Queria ter, em meu atelier, um calendário exclusivo feito com scrap. A aula foi na Casa da Arte, em São Paulo. O professor foi o Alex Garcia. O resultado final foi este.
O modelo original:
O calendário tem 6 páginas (mais a base) e preferi colocar apenas dois meses em cada página, e não usar nem página de rosto, nem página final. Assim, posso acrescentar mais fotos e outros detalhes.
A ideia é usar, todos os anos, a base do calendário e só mudar o calendário, propriamente dito, que pode ser baixado da internet.
Optei por fotos, ao invés de recortes de scrap.
O calendário ainda sofrerá alguns ajustes, pois penso colocar, em cada bimestre, fotos dos aniversariantes e eventos familiares marcantes.

Ainda falta conferir datas, providenciar fotos de outros eventos…
… e acrescentar detalhes. Mas a essência do calendário é esta. Clean!
Este foi o começo do calendário. Uma folha de papel tipo canson de gramatura espessa (84 cm X 118,4 cm de tamanho). E o trabalho mais pesado: recortar com estilete 6 partes de 20,5 cm X 14,5 cm para as páginas. Uma parte de 13 X 20 cm para a base do suporte, e duas partes de 20,5 X 15,50 cm para completar o suporte.
Depois, colagem e medições perfeitas usando gabaritos de encadernação e …
… régua fio de cabelo, para o perfeito acabamento nas dobras e cantos de cada página.
Hora de colar de forma parelha, usando este equipamento que espalha a cola por todo o papel, evitando bolhas.
E finalizar o projeto. Esta certamente é a melhor parte. Basta usar de imaginação e criatividade.