Terapia Intensiva – 4 dias de Scrap Extravagance

Diário estressante de uma extravagante em ritmo alucinante! Uma ideia do que foram os quatro dias de Scrap no Extravagance 2013.

Festa na chegada!
Festa na chegada!

Primeiro dia: A saída de São Paulo atrasou. Sempre tem alguém que não chega … se atrasa … não aparece. Com isso, chegamos atrasados em Campinas. Enquanto todo mundo não chega, nada acontece. Malas na recepção e nos encaminhamos para a Casa de Campo do Hotel Royal Palm Plaza – Resort Campinas. Abre parênteses: do resort só vi meu quarto, o salão do café da manhã e a Casa de Campo, onde acontecia o evento e a recepção. A piscina sorria e as placas de fitness e sauna eram apenas um lembrete do que mais existia por lá. Fecha parêntesis. Cafezinho, suco, expectativa, gente desconhecida. Quem é aluno? De onde é todo mundo? Quem é professor? O som aumenta, as portas se abrem, 84 scrapeiras entram no salão. Acanhadas, encantadas, perdidas, fascinadas. Mesmo que a mesa tenha sido marcada, onde é mesmo que a marquei no mapa do salão? Me localizo e vou até ela. No palco, à minha frente, a equipe de designers dança ao ritmo de músicas dos anos 80. Os aventais pink colorem o palco e em seguida se espalha pelas mesas. As boas-vindas pouco interessam. Noções básicas de Digipix, soam distantes. Primeiro projeto. Os olhos ainda não se acharam. O excesso de materiais polui e ocupa a mesa enorme à minha frente.

Metade esquerda da minha mesa.
Metade esquerda da minha mesa.

Embaixo dela, uma caixa com doze projetos, separados um a um, na ordem em que forem apresentados. Mais uma caixa com embalagens de  materiais em uso. O primeiro projeto exige pintura com gliter e tinta preta. Uma porquice. Me atrapalho com a parte úmida. Deixo os materiais secarem e identifico materiais desconhecidos. Volta e meia somos alertados quanto ao tempo. Desisto de usar as flores de papel no projeto. Não gosto. À minha frente, a bagunça é infernal. O tempo acaba. Ensaco o restante do projeto e nem sinal de tocar na folha 2 do projeto 1. Tento organizar o possível a mesa e somos avisados sobre o projeto com Smash – 30 minutos – ok, só colagem de adesivos. Finalizo a primeira página. Coffe break.

Bolinho na medida exata!
Bolinho na medida exata!

Mais 30 minutos de Smash. Das duas folhas, finalizo uma. Segundo projeto do dia. Somem minhas fotos dos projetos da mesa, perco o fio da meada, e termino, de novo, apenas uma das duas páginas. Resultado do dia: 50% concluído. O dia acaba e é hora de customizar uma camiseta branca. Organizo a mesa. Identifico os materiais. A noite é de festa. Rock de banda. Só quero minha cama, Mario Quintana, o silêncio da noite. Amanhã é um novo dia. 4 projetos. 8 páginas. 50% de novo? Que seja. Pelo que eu soube, é assim mesmo. Então nada de stress. O negócio é curtir.

Minha festa particular.
Minha festa particular.

Segundo dia, 23 horas: Ai, minhas costas. Preciso urgentemente de uma academia pra fortalecer os músculos lombares. Foram 12 horas de scrap. Sentada numa cadeira, recortando, colando barras, papeis, adesivos, prendendo bailarinas, botões e grampos, procurando materiais, pintando, stressando folhas, olhando projetos, prestando atenção nas monitoras, na professora – e o gnomo insaciável, comedor de material que some com as peças – as unhas laranja elástico empreticidas pela tinta preta, os materiais que milagrosamente dão o ar da graça, Megui, Ju Mansur, Beto Cesari – o melhor até agora, aplaudido de pé -, Dani Bion,  Tânia Martins, projetos cronometrados … atividade frenética.

A tinta branca foi parar nos cabelos. rsrsrsr
A tinta branca foi parar nos cabelos. rsrsrsr

Uma paradinha para almoço. Outra para coffee break. Enfim, o jantar. Lá fora, ainda rola a música de sucessos nacionais mais recentes. E gente dançando. É, realmente preciso melhorar meu condicionamento físico. São 23h e todo meu desejo são sono e sonhos. Depois de 3 taças de pró-seco e 3 fatias de pizza ( calabresa, tomate seco com rúcula e de palmito), uma tarde regada à jujubas e gomas, 8 páginas de scrap, vários equipamentos desvirginados, praticamente 95% dos projetos concluídos, eu mereço.

Alguns punhados de carga rápida por dia. Jujubas e gomas. Minha extravagância calórica.
Alguns punhados de carga rápida por dia. Jujubas e gomas. Minha extravagância calórica.

Ao chegar no quarto mais uma surpresa. (Vou ficar mal acostumada e tô adorando isso. Mimo é tudo de bom. Devo ter grampos, botões e adesivos pra 10 anos). Amei os mimos ao chegar no quarto. O avental vermelho da Casa da Casa da Arte – Keep Calm and Love Scrapbook -, a bolsa de brim da Singer, os dois projetos de scrap sobre a cama, a caixinha de palha com bombons.

Surpresa ao chegar no quarto! Mimos,mimos e mais mimos.
Surpresa ao chegar no quarto! Mimos,mimos e mais mimos.

Céus. Por onde começo? De trás pra frente? Foi tanta coisa. Um único dia. Adoro meu estilo e jeito de fazer scrap. Me apaixonei por outros jeitos. Tenho adorado pintar, respingar e borrar papeis. Ganhei um grampeador de “Fastenater”. E que fartura de grampos: pretos, brancos, sun, love, listrados, de bolinhas, verdes, cromados, vermelhos … Acredita que aprendi e ganhei uma ITop –  equipamento de forrar botão e fazer pin com papel (imagino que pode fazer com tecido também). 23:32h. Hora de um bom banho, um pijaminha macio. É por onde devo começar. Amanhã vai ser pedreira de novo.

Na minha janela tinha este verde .... alguns minutos de meditação pra despertar inteira.
Na minha janela tinha este verde …. alguns minutos de meditação matinal pra despertar inteira.

Terceiro dia: Hoje à noite a festa bombou. Músicas da Xuxa, Balão Mágico, Wando, sucessos nacionais e internacionais dos anos 80. A mulherada caprichou no visual. A festa temática é, quase como se fosse, à fantasia. Balada trash 80’s.

A galera se esmerou. No próximo Extravagance vou tentar entra no clima. Neste não deu.
A galera se esmerou. No próximo Extravagance vou tentar entrar no clima. Neste não deu.

Terceiro dia de maratona de scrap. Dia de terminar projetos, embalar materiais e se preparar para o “check out” e a aula da manhã seguinte. Quando terminei de empacotar e embalar meus materiais já era 21:30h. Mais de 12 horas funcionando. O burburinho do dia mais o som da noite, o jantar regado a espumante, algumas fotos da noitada dos outros e me recolhi.

4 volumes pra ser despachados. Quem volta de avião sofre com o peso extra e excesso de bagagem.
4 volumes pra ser despachados. Quem volta de avião sofre com o peso extra e excesso de bagagem.

Hoje foi dia de 3 projetos, Gil Jussara, Tânia Terzi, Ane Sereguetti, Nana Nassar, demonstração de equipamentos (tintas Ranger, Canetas Chromatix … ) e 4 páginas de “Smash”. O cansaço físico é indecente. Os materiais começam a ser deixados nos apartamentos. 0:35h. Preciso dormir.

Quarto dia: Acordo cedo. Faço “check out” e sou a primeira a chegar ao café.

O arranjo de flores não é uma tentação?
O arranjo de flores não é uma tentação?

A manhã é mais tranquila – depois da noitada de muitos – com demonstração da “Silhouete Cameo” e o último projeto do Extravagance: uma Escultura de Papel.

Uma escultura de papel doce e colorida!
Uma escultura de papel doce e colorida!

Vlady é o professor. Depois, compro algum material da “Bicho Grilo”, hora de confraternizar com as colegas, almoçar e retornar à São Paulo.

Obrigada à equipe que preparou todo o evento. Amei! Vocês merecem todas as palmas e os parabéns!
Obrigada à equipe que preparou todo o evento. Amei! Vocês merecem todas as palmas e os parabéns!
Excessos de bagagem, materiais e alegria. As malas voltam cheinhas para casa.
Excessos de bagagem, materiais e alegria. As malas voltam cheinhas para casa.

Chego em SP às 17 Horas. Exausta e feliz. Agora é hora de organizar e curtir os materiais, concluir alguns projetos, montar o álbum e esperar pelo próximo Scrap Extravagance, em 2015. Conheci gente querida de todo Brasil. Gente, assim como eu, apaixonada por Scrap. Aprendi técnicas novas, a manusear materiais e equipamentos. Fiz projetos belíssimos. Valeu. Durante a semana, à medida que for concluindo – dos 12 projetos, apenas 3 estão 100% concluídos – vou postando fotos e mais detalhes dos dias maravilhosos que vivi em Campinas. Mesmo assim, fotinhos de alguns projetos.

DSC06117

DSC06100

DSC06105Em todos os projetos acima faltam alguns detalhes e acabamentos. Mesmo assim, estão graciosos, não estão?

2 comentários sobre “Terapia Intensiva – 4 dias de Scrap Extravagance

  1. Boa noite !!!!!!!!!!!
    Eu adorei conhecer o seu blog e ler tudo o que vc escreveu sobre o evento .
    Texto leve ,sincero ,delicioso !
    Fiquei mega feliz em ver o banner do seu blog ,porque será não é?rsrsrsr.
    Um grande beijo e uma ótima semana pra ti !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s