Tem livro e filme que leio e/ou vejo e me pergunto. Não, não tenho sequer perguntas a fazer. A sensação é de estar esvaziada, roubada. Talvez a dúvida maior seja: tem mais alguém se sentindo como eu? Comprei o filme “Cosmópolis”, comecei a ver três vezes, dormi em todas e o pouco que consegui ver, não entendi nada. Minha maior dúvida é o quão burra, alienada e sem cultura, visão de mundo estas coisas eu sou. Qual a mensagem idiota naquelas cenas idiotas da limousine? Naqueles diálogos idiotas? Fui pesquisar na internet:
“Cosmópolis é uma obra de arte reflexiva. Não é aquele roteiro mastigado, nos faz pensar e acompanhar o raciocínio dos personagens. Infelizmente a grande maioria menospreza o filme ao ponto de dizer que é uma grande porcaria, perda de tempo e dinheiro. Gosto é gosto.”
“Sabe aquele episodio do Chapolin Colorado em que o alfaiate sem tempo de fazer a roupa do rei cria “A Roupa que só os inteligentes veem”?? Acho que foi mais ou menos isso que fez David Cronenberg em “Cosmópolis”, vejo muitos falando que não é qualquer um que entende, que é um filme para poucos, mas a grande verdade é que nem o David Cronenberg sabe o que fez, o filme vem para confundir e não para explicar, quem fala que entendeu a mensagem que o filme quis passar esta mentindo.”
“Cosmópolis é por muitos considerado o primeiro livro a retratar de forma fiel o século XXI. Não apenas pelo retrato do mundo corporativo, mas especialmente pela volatilidade dos mercados globais, a presença dos gênios que viraram milionários ainda muito jovens e o vazio interior que resulta na busca incessante por novas emoções. Todas características bastante restritas a um universo bem particular, representado no filme pela figura de Eric Parker. É através de suas manias, dúvidas e anseios que a história caminha, aparentemente sem rumo definido.”
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Vou tentar mais uma vez.