Os cafés e eu

Sim, adoro café. Desde sempre!

foto da internet
foto da internet

Todas as manhãs, a única certeza, é a caneca – bem generosa – de café. É ela quem dá o ponta pé diário. Como não tenho hora pra dormir – mas, hora pra acordar – o tranco precisa ser imediato.

café com revista

No dia-a dia, costumo tomar um café básico. Tipo americano. Provo inúmeras marcas de café (Melita, Caboclo, 3 Corações, Pilão, todos) e cheguei à conclusão de que o que importa é o equilíbrio dosado entre pó e água. O jeito de fazer – na minha humilde opinião – interfere pouco. Mas interfere. Basta provar um Nescafé e um Nespresso. Sem comparação! Pra cada momento, um café único. Grãos, procedências e modos de preparo precisam se harmonizar.

cafe americano

Assim, no café da manhã, vai um Americano básico. Depois do almoço, um Expresso, pra afastar a lombeira. No meio da tarde, um Capuccino. À noite, um Latte. Numa noite gelada, um Irish Coffe. Pra variar, um prensado francês ou um café gelado. O bom é inovar. Adoro variar e experimentar sabores e texturas diferenciadas pelo mundo afora. Minha decepção, certamente, foi New York (iludida com os cafés de Friends). Posso até não gostar, mas experimento sempre. Sem medo de errar. O importante – como disse para uma amiga especialista em coar café – é provar. Como posso dizer que não gosto se nunca experimentei?

café french press

Acredito que a visão estimula o paladar e o olfato. A gente come e bebe com os olhos. Por isso, todas as manhãs, além de passar “aquele cafezinho”, procuro na internet e Facebook, imagens que estimulem o dia.

bom dia 1

café com brigadeiro

cafe com baguete

café com ralador

caf;e com mulher

café com charme

café preto

café com oculos

bom dia 2

Além de gostoso, o café – nesta semana – foi considerado saudável (sim, porque de tempos em tempos, de pesquisa em pesquisa, ele oscila no papel de vilão ou heroi). Segundo a última pesquisa, o café estimula a criatividade (comprovadíssimo!!!); ajuda a regular o fígado; a combater a diabetes tipo 2, câncer, Alzheimer, depressão, asma e dor de cabeça (fantástico!!!!); atrasa o aparecimento do Mal de Parkinson e neutraliza o aparecimento de AVC (maravilhoso!!!!) e é rico em antioxidantes que previnem o aparecimento de rugas e marcas de expressão na pele (perfeito!!!!).

cafe com rolo

Servidos?

2 comentários sobre “Os cafés e eu

  1. Jacinta Zuch

    Tenho 2 amigas especialistas e loucas por café ! Você e a Verônika !
    Ela adora o café do mercado tipo Bahia ! Vou trazer de Porto Alegre prá vc experimentar !! 🙂 bjoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s