As conchas de Jurerê

IMG_20140218_120304

Quando menina, adorava catar conchas na praia. Cresci, perdi o hábito, passei a comprar conchas – lindas e perfeitas – e agora, mais madura, voltei a catar conchas na praia. Não as mais belas, nem as mais perfeitas. Tenho procurado aquelas com formas, tamanhos e cores diferentes. A diversidade me impressiona! As mais perfeitas chamam pouco minha atenção. As mais deformadas tem me cativado mais. Talvez tenham tido um processo de formação mais caótico, mais sofrido. Imagino-as sobreviventes e resilientes e me identifico com elas.

IMG_20140218_120419

Na realidade, “As conchas, que servem de proteção para vários animais, principalmente moluscos, como mariscos, ostras e caracóis, são estruturas complexas formadas basicamente por cristais de carbonato de cálcio (CaCO3). O órgão que forma a concha chama-se manto, um tecido delgado presente no corpo dos moluscos que permanece em contato direto com a parte interna das conchas. Ele secreta uma matriz orgânica, que funciona como liga de sustentação para a deposição dos cristais de carbonato de cálcio. Essa liga é composta, basicamente, por proteínas que são sintetizadas pelo animal a partir de aminoácidos obtidos na alimentação. Mas não é só pela alimentação que os moluscos obtêm cálcio. Essa substância também pode ser absorvida pela pele do animal diretamente da água do mar, rica nesse mineral.” (fonte Galileu.globo.com)

IMG_20140218_120356

Ou seja, nada de poesia.

A realidade é dura e pura.

A função básica das conchas – de proteção e alimentação – tem tudo a ver comigo, meu momento de vida, minhas perdas e ganhos.

Assim como elas, já fui mais necessária.

Ainda posso ser muito útil, por isso, nada de dramas.

Assim como elas, pretendo ser luz.

Sou elas.

velas-nas-conchas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s