Chegando, deixe-se levar pela natureza, o ar puro e o silêncio.
Jurerê é amor antigo de quase três décadas. A primeira impressão definiu nosso destino. Anos mais tarde, compramos terreno, ou pra plantar nossa velhice, ou nossos melhores momentos. Os anos passaram e Jurerê tornou-se famosa por suas mansões, Ferraris, Porsches, iates, os Beachs Clubs da moda … mas, é a água gentil e simpática – lagoinha de poucas ondas e temperaturas aprazíveis – que traz, ano a ano, um sem número de turistas e novos moradores.
Todos os anos, vínhamos xeretar e ver o que acontecia em Jurerê. Tornou-se nosso endereço e acompanhamos do alto e de perto.
Existe o Jurerê Tradicional (antigo) e o Jurerê Internacional. Em ambos, é ótimo viver. É no antigo que estão os restaurantes (tipo a Toca de Jurerê), as pousadas e os hoteis tradicionais (Beach Village Jurerê e Pousada dos Sonhos) e de custo/benefício excelente. Tem também aquele buchicho, típico de praia.
Nesse centrinho, na parte antiga, tem alguns restaurantes que abrem o ano todo, e outros, só na temporada. A Lucila é tanto padaria, lanchonete e loja de produtos naturais e é uma delícia. E abre o ano todo.
Chegando ao Jurerê Internacional, o antigo pórtico dá as boas vindas. Na Estação 261 descobri que se pode viver em Jurerê como veranista ou como morador. Com o cartão fidelidade o preço do restaurante a quilo é de morador – mais em conta – a comida é deliciosa e o ambiente praiano, de muito bom gosto. Pra ter o cartão é preciso comprovar residência fixa. O Serviço de Táxi também funciona na base da fidelidade anual recompensada.
O centro de Jurerê Internacional tem a cara do Open Shopping (shopping a céu aberto) e o Il Campanário.
É no Open Shopping que estão as boutiques da moda, sorveterias, o BB, restaurantes, farmácia, wireless, pão quentinho e aquele cafezinho. É também onde acontece a vida cultural.
Esta deve ser a passagem de pedestres mais respeitada do Brasil (pelo menos fora da temporada). Durante a temporada, com gente vinda de tudo que é canto, é bom ficar atento. Tem sempre alguém atrasado pra pegar praia, já que as ondas em Jurerê, são marolinhas pra embalar criancinhas.
Nos dias mais quentes, a orla de Jurerê fica lotada e congestionada, mas no centrinho, é tranquilo andar e sentar nos bancos espalhados por toda parte. Em um deles, esta senhora faz companhia eterna a quem quiser ficar de olho no movimento da Avenida Búzios (a mais badalada), sem correr risco de conversa fiada.
A Torre do Il Campanário. Um resort com luxo na medida certa, bem no centro de Jurerê Internacional.
Vários são os Beach Clubs que se estendem e se espraiam sobre a areia de Jurerê. O Simple on the Beach oferece pratos leves, espumantes e drinks deliciosos. Adoro os ambiente com “day beds” e móveis tailandeses no deck frente ao mar.
Próximo do meu futuro endereço, Donna. Um Sr. Beach Club. Vale um espumante no final de tarde. Se puder bancar, passe o dia na maior mordomia e sofisticação…
o visual e conforto valem à pena. Neste deck …
ou sobre a areia. O atendimento é Vip.
Seguindo a Av. Búzios …
o P12 – do ladinho de casa – Clube e Casa de Shows e Eventos. O barulho do bairro.
Algumas das mansões de Jurerê, do ladinho do Donna.
O Passeio dos Namorados separa as casas da Área de Preservação Natural e o mar.
Pra babar e encher os olhos.
Ao fundo, a subida apertada para a Praia do Forte. Praia de pescadores onde compramos ostras, peixes e camarões fresquinhos.
O Passeio dos Namorados. Pra quem não quer caminhar na areia da praia. Iluminação à noite e sombra durante o dia.
Meu point diário e futuro endereço. A obra segue, dentro do cronograma.
Chegando à prainha … o paraíso.
Nas minhas andanças por Jurerê, descobri estas Esculturas do Vento num empreendimento abandonado.
Vi pela primeira vez este tipo de esculturaa, em Napa Valey, USA. Foi amor à primeira vista!!! Foi então que definimos que escultura usaríamos em Jurerê. Ter encontrado quatro delas a duas quadras de onde estou morando, pareceu um presságio muito promissor. E sim, estou de olho – e de guarda – nelas.

Se você também gostou destas esculturas, assista aos videos abaixo.