O nascimento de um jardim

jardim Lajeado 4Sinceramente, acho difícil fazer um projeto paisagístico e não alterar os planos. Tratando-se de um jardim, então, parece uma tarefa simplesmente impossível!!! Na casa antiga em que morava, ao longo de 15 anos, fiz várias alterações no jardim, contratei duas paisagistas em momentos diferenciados, até assumir eu mesma, sua última reforma. Óbvio que é mais fácil fazer pequenas adequações e adaptações, do que começar o jardim do zero. Por isso, é importante saber que o jardim é um organismo em constante e freqüente processo de transformação. Ele nunca fica pronto!!!! E, assim como nós, ele passa por diferentes fases e precisa se readaptar o tempo todo. Mas, a natureza ensina tudo que precisamos saber. Basta ser observador e atencioso.

jardim Lajeado 7E o mais importante, que se goste de trabalhar com plantas. Elas diferenciam o amor verdadeiro do amor condicional.

jardim Lajeado 5Jardinagem tem que ser um hobby prazeroso, jamais uma tarefa estafante e obrigatória. Tem planta que gosta de sol, tem aquela que gosta de sombra, outras adoram muita água, outras só um tantinho. Algumas precisam do sol para realçar a cor, outras precisam de adubos e complementos pra ter uma floração abundante, outras, só precisam ser podadas … Ou seja, cada planta é singular e exige ser reconhecida, entendida e respeitada. Costumo conversar com as minhas, dar bom dia aos pássaros, andar com pés descalços no gramado, abraçar as árvores, acariciar as folhas, observar atentamente a transformação da flor em fruto. Esta é minha forma de meditação. E dela, não abro mão.

jardim de Lajeado pássarosUma das coisas que mais sinto falta na casa nova é do jardim maduro, harmonioso e reconfortante que foi estudado e trabalhado ao longo de muitos anos. Vejo-me repetindo este processo na casa nova. E por mais que compre e plante espécies crescidas e adultas, o conjunto revela a imaturidade do jardim embrionário que começa a despontar do terreno arenoso, plano e estéril. A única habitante antiga – que parece guardar na casca grossa e enrugada, a alma do meu novo endereço – é uma Aroeira plantada por algum funcionário encarregado de plantar algo nas calçadas do empreendimento imobiliário lançado muitos anos atrás. O lugar escolhido por ele é dela por direito e respeito. É ótima tê-la zelando por nós do lado de fora, em frente à casa.

jardim sombra

É a partir dela que todo nosso jardim está nascendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s