Jardinando novidades

Jardim Floripa 014Depois da casa parcialmente pronta – e a recusa em contratar paisagista e equipe de jardinagem – porque não fazemos nós mesmos o nosso jardim? sentencia o marido,  exausto dos gastos exorbitantes e dos preços astronômicos pra “plantar grama e algumas plantinhas”. Ok, combinado, e lá vou eu pesquisar plantas, imaginar e planejar um novo jardim.

Jardim Floripa 007

Terreno na beira da praia só tem areia, certo? Certo. Então, antes de colocar o tapete de Grama Esmeralda ao redor da casa, foi necessário acertar a topografia do terreno, e cobrir com 10 cm de barro vermelho, terra preta e algum adubo. Em várias etapas, a grama foi cobrindo o terreno, além de plantas e mudas trazidas da antiga casa. E assim, sem planejamento algum, começa a nascer nosso novo jardim.

Jardim Floripa 012

Amador, mas bem a nossa cara.

Jardim Floripa 019

A concepção inicial era paisagismo sem modismo. Queríamos um jardim que tivesse personalidade, E, com as plantas de que gostamos. Queríamos árvores frutíferas, temperos, chás, plantas bonitas, cheirosas, floridas e coloridas. De preferência, com preço atraente e diferente dos jardins padronizados e uniformizados que vemos ao nosso redor. A idéia era criar setores em pontos distintos do terreno: o setor de plantas tropicais, o jardim europeu e o deserto! Além do Orquidário. Exagerados? Não, apenas apaixonados pela natureza e pelas plantas.

Jardim Floripa 010

Então, o que temos até agora, além da grama esmerada e da grama preta, é: 1 cerca viva com 200 Podocarpos, 1 Abélia, 3 Alamandas amarelas e 1 roxa, 4 Antúrios, 2 Lírios da Paz, 5 Ráfias, 1 Árvore da Felicidade, 2 Crótons Petra, 2 Fênix, 4 Helicônias vermelhas, 2 Helicônias Bihai, 1 Hibisco Variegata Colorama, 2 Jasmins do Cabo, 3 Jasmins dos Poetas, 1 Mil Cores branca, 6 Costelas de Adão, 2 Palmeiras Macarthur, 3 Palmitos, Lavandas, Unhas de Gato, Rabos de Gato, Xaxins, Bromélias Ananás Mini e outras tantas trazidas de Lajeado, Espadas de São Jorge, vários tipos de Cactus, Comigo Ninguém Pode, Samambaias, Babosa, Cicas, 1 Bromélia Imperial, 1 Quaresmeira, 2 Patas de Elefante, Fitônias, Fucreas Amarelas e 1 Buganvile.

Jardim Floripa 013

Faltam os Fórmios, as bubines, o Ipê Amarelo e mais 2 Palmeiras Macarthur.

Jardim Floripa 015Nossa tempereira já tem Arruda, Boldo, Camomila, Cana Limão, Cânfora, Sálvia, Alecrin, Bonsai de Romã, Mangerona, Pimenta, Salsa, Cebolinha. Nosso pomar já tem Jabuticabeira, Limão Galego e Siciliano, Pitangueira e Laranjeira Japonesa. Todas ao redor da piscina, quem diria!!!!

Jardim Floripa 005

Faltam o Figo, a Acerola, a parreira de Uva, a Pokan, a Bergamota do Céu, as Bananeiras, alem dos maracujás e chuchus. Essas frutíferas devem ficar esparramadas pelos cantos do terreno. Concordamos com o paisagista que diz que “Uma frutífera no terreno é algo a ser reverenciado. Merece tornar-se a protagonista do jardim.” Elegemos várias e só não colocamos mais, por absoluta falta de espaço. Afinal, comer fruta do pé é delicioso.

Jardim Floripa 008Sei que a lista de plantas está enorme. Ela deve aumentar. Estamos aguardando o Pinheiro Alemão de Natal (presente da amiga Ivone) e outras plantas de que gostamos, mas que ainda não encontraram o seu espaço.

Jardim Floripa 018

Assim, o projeto vai se ajeitando conforme as plantas vão chegando e cochichando entre si. Como diz o escritor Edgar Allan Poe “Fico surpreso que ninguém tenha descrito o jardineiro como poeta, pois a formação de um jardim oferece às musas a perfeita oportunidade de criação.”

Um comentário sobre “Jardinando novidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s