Sobre as ideias

Não sei se concordo com a escritora Elizabeth Gilbert quanto ao assunto “ideias”. No mínimo uma forma muito original e irreverente de abordar a criatividade. Aliás, uma forma extremamente criativa.

Para ela “ … nosso planeta é habitado não apenas por animais, plantas, bactérias e vírus, mas também por ideias. Estas são uma forma de vida energética, incorpórea. São completamente separadas de nós, mas capazes de interagir conosco – ainda que de um modo estranho. As ideias não tem um corpo material, mas tem consciência e, certamente, tem vontade própria. São movidas por um só impulso: o de se manifestar. E a única maneira pela qual uma ideia pode se manifestar em nosso mundo é por meio da colaboração com um parceiro humano. Ela só pode ser escoltada do nível do etéreo para o reino da realidade através dos esforços de um humano.”

Também não sei se concordo que fazer qualquer atividade criativa – tipo escrever, scrapear – com um diferencial significativo e original, seja apenas uma questão de técnica e disciplina, nada a ver com estar inspirado. Acredito que o exercício e a prática diárias levam a uma maior facilidade em trabalhar com palavras, papel, ou qualquer outra matéria prima a ser transformada. Também acredito que inspiração existe, e nem sempre – por mais dedicação e trabalho envolvidos no processo – estamos inspirados para criar e produzir. Tem dia que pedra é pedra, mar é mar, é  quando o pensamento concreto esmaga o pensamento mágico e criativo.

Quanto `as ideias que ficam perambulando a nossa volta – só esperando para serem capturadas – vou ficar atenta . Posso muito bem esbarrar numa delas, tipo a Saga Crepúsculo, Jogos Vorazes, Harry Potter …

Pra quem gostou, Elizabeth Gilbert desenvolve muito bem suas ideias sobre criatividade no livro “Grande Magia – vida criativa sem medo” da Editora Objetiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s