O significado dos enfeites de Natal

 

 

DSC05016

O significado dos enfeites de Natal estão relacionados ao espírito natalino. O objetivo consiste em ornamentar a casa ou a mesa da ceia para atrair boas energias e valorizar os principais símbolos da ocasião. O natal comemora o nascimento de Cristo, mas os enfeites valorizam muitas outras tradições natalinas. A simbologia dos artigos natalinos representa uma ótima forma de atrair boas energias para a casa.

AS CORES DO NATAL: As cores do Natal são o vermelho e o verde.
O vermelho simboliza o sacrifício de Cristo.
Verde é a cor do pinheiro, que com suas pontas voltadas para o céu, representa a luz e a vida eterna.

DSC04978

AS VELAS DE NATAL: As Velas de Natal são para cristãos o significado da Fé, acender velas nos lembra que Jesus é a luz do mundo, a luz que devemos seguir. A Luz do caminho do amor universal.

DSC08691

ARVORE DE NATAL: Um dos maiores símbolos do Natal é a àrvore, geralmente um pinheiro com luzes. Essa tradição é originária da Europa. Segundo a lenda, o Padre Martinho Lutero ao caminhar, à noite, em uma floresta de pinheiros ficou encantado ao vê-los iluminados pelas estrelas. Por achar aquilo tão maravilhoso, ele resolveu levar um galho do pinheiro para casa. Chegando lá, ele colocou o galho em um vaso e o enfeitou com velas. Depois, usou aquela imagem para mostrar como ficou o céu, na noite em que o menino Jesus veio ao mundo, pela primeira vez. Na lenda romana, a árvore era usada para homenagear o deus do vinho, Baco. Ele também representa a fertilidade, fartura e bons frutos.

DSC03366

PRESEPIO DE NATAL: Surgiu em meados de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer sua comemoração ao nascimento de Jesus, como uma forma de simulação daquela noite. Com a permissão do Papa , ele montou na frente da igreja um presépio de palha, com as imagens do menino Jesus,  Maria, José ,um boi e jumento. Com o tempo, isso virou um costume entre os cristãos.

IMG_6699

BOLAS COLORIDAS: Enfeite tradicional da árvore de Natal, geralmente são de vidro ou acrílico e podem ser encontradas nas mais variadas cores. Representam os frutos da árvore, tais como boas ações, talentos, dons, amor, esperança, perdão… Nossas atitudes ao longo do ano representam os frutos das nossas vidas, representados pelas bolas das árvores. Ainda representam as graças que recebemos diariamente.

DSC05020

ESTRELA DE BELEM: É o símbolo da luz e da guia de Deus, que ajudou, na noite do nascimento de Jesus, os três Magos a encontrá-lo. Na época, as crianças deviam nascer em segredo por causa do rei Herodes que ordenou a morte de todas as crianças. Simboliza
o anúncio do nascimento de Jesus, a brilhar esperança da humanidade.
A estrela é o brilho eterno nos corações, e o interno de todas pessoas!

ANJOS: Mensageiros de Deus na história da salvação. São sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.

DSC05021

OS SINOS DE NATAL: Simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado. Os sinos chamam-nos a adorar, e lembrar-nos de o anúncio
jubiloso angelical do nascimento de Cristo aos pastores.
É o som do Natal, pois ao ouvir os sinos lembramos do Papai Noel, das renas, e da infância cercada de sonhos e encantos.

DSC04981

A GUIRLANDA DE NATAL: A guirlanda simboliza a coroa de flores, o círculo que nunca deixa terminar o amor de Deus,. Simbolizam a vida, prosperidade e abundância. Usada para dar as boas vindas aos visitantes, no Natal.

DSC08678

AS MEIAS DE NATAL: Oriundas de um velho conto, em que três meninas pobres que estavam em extrema necessidade de dinheiro para comprar os seus dotes de casamento, haviam colocado suas meias penduradas para secar pelo fogo de uma lareira. São Nicolau – nosso primeiro Santa Claus, Papai Noel ficou sabendo de suas necessidades, e deixou uma moedas de ouro em cada meia.

DSC05032

PAPAI NOEL: O bom velhinho é uma das figuras mais marcantes do Natal, embora não tenha nada a ver com o verdadeiro significado da data. Segundo histórias, ele foi inspirado no arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo. Ele era um velhinho muito bondoso, que ajudava as famílias que tinham problemas financeiros. Como bom ajudador, preferia o anonimato e para isso jogava moedas de ouro e presentes subindo nos telhados e despejando os agrados pelas chaminés.

DSC05073

CEIA DE NATAL: Pouco tempo antes de ser crucificado e morto, Jesus compartilhou pão e vinho com os seus 12 apóstolos. A ceia natalina é uma forma de lembrar a última ceia. Ela simboliza a confraternização e o amor ao próximo.

ceia de Natal

PRESENTES: Uma prática bastante comum no natal é a troca de presentes. Presentear um amigo ou familiar é uma forma de lembrar que os Três Reis Magos levaram mimos para o menino Jesus. Eles ofereceram mirra, incenso e ouro.

DSC08692

PINHAS: Elementos decorativos muito utilizados no Natal, sobretudo para decorar a árvore ou os centros de mesa. Estas tem um duplo significado: por um lado, simbolizam o secreto, uma fez que estão fechadas, e por outro lado a união que deve existir em família. Além disso, as pinhas são sinal de esperança e representam a imortalidade.

DSC05036

BONECO DE NEVE: O natal tem forte influência cultural dos países do Hemisfério Norte, que no mês de dezembro, são tomados pelo frio intenso e pela neve. Por esse motivo, o boneco de neve se tornou um símbolo natalino.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s