E quem não gosta da casa perfumada com cheirinho de mar ou mato, flor ou fruta, semente ou grão? Concordo que nem todo cheiro é bom. Particularmente, evito os adocicados e azedos. Exageros à parte, perfume é sempre uma ótima pedida, inclusive perfume de casa.
Morando na beira da praia, onde a umidade do ar é alta, o cheiro de mofo tem sido um dos meus grandes desafios. Basta alguns dias de casa fechada, sol encoberto, chuvas e trovoadas e o maldito, sorrateiramente, aparece. Sempre comprei aromatizadores de ambiente de todos os tipos e fragrâncias e os distribuía por toda a casa, inclusive dentro de balcões e armários. Casa grande exige vários, muitos, inúmeros aromatizadores. Quem usa, sabe o quanto custa ($$$$$$) manter ativas estas pequenas preciosidades. E assim, como aconteceu com as velas, decidi aprender e fazer, eu mesma, meus cheirinhos e personalizar a casa.
Meu primeiro passo foi pesquisar na internet. Sr. Goooooooogle me passou as dicas e descobri o Armazém Peter Paiva, de São Paulo. No YouTube percebi o quanto era fácil fazer um aromatizador. Bastava comprar o material e colocar as mãos nas essências. A primeira ideia foi comprar pela internet e mandar entregar em casa. Quando saiu o valor do frete pra entregar em Floripa, desisti na hora. Algo em torno de 35% do valor total da compra. Esperei a primeira oportunidade de ir a São Paulo e fui pessoalmente conhecer o Armazém. De certa forma, é o melhor a fazer. O lugar é cheiroso e muito charmoso. E entendi porque o frete é tão caro: tudo que vai no aromatizador, pesa. Felizmente, são poucos os ingredientes.
E assim, me aventurei pelo universo das essências. Haja nariz!!!! Depois de cheirar as primeiras essências, o olfato simplesmente desapareceu. Nem mesmo o truque de esfregar e cheirar café em grão, normalizou o sentido. Acabei comprando o básico: essências, álcool de cereal, frascos, medidores, 2 receitas de bolso e varetas. Quem gosta, pode comprar corante e dar cor aos frascos. Preferi deixar os meus com a cor natural das essências.
Escolhi a cozinha como local pra fazer as misturas. Além da bancada ser de granito, ter acesso à água facilita bastante. Mas, assim como aconteceu na loja, foi começar a mexer com as essências, comecei a expirar e em pouco tempo, não sentia mais nenhum cheiro. Ou seja, quem é alérgico a perfumes melhor ficar longe.
Usei as essências Carro Novo, Bebê, Floresta, Mar, Limão Siciliano puras.
A receita (testada e aprovada) foi a Romantic: 30% de essência Bulhões Flower + 30% Romã com Champagne + 20% Floral + 20% Macadâmia. Maravilhosa!!!!!
Para fazer o Aromatizador de Varetas basta misturar 700ml de álcool de cereais + 200ml de essência + 100ml de água mineral e depois colocar nos frascos.
Para fazer a Água aromática para lençóis basta misturar 200ml de álcool de cereais + 100ml de essência + 700ml de água mineral + Renex (substância usada para dar transparência à mistura). Esta água serve tanto para borrifar lençóis como toalhas, sofás, almofadas, persianas. Enfim … a casa toda.Usei vários frascos de aromatizadores antigos e em desuso. Um que fica uma graça é o de leite de coco Sococo. O da foto é um frasco de Azeite de Oliva, trazido de uma viagem, que ficou encantador nesta mesa de canto da Sala de Estar.
Uma dica é que o tamanho da vareta deve ser pelo menos o dobro do tamanho do frasco e a quantidade de varetas em torno de oito.
Quase q dá p/ sentir os cheiros…..
Adrianefigueira@hotmail.com