Coaching

Às vezes fica mais fácil entender o que é coaching, sabendo o que ele não é.

Coaching não é terapia, não é aconselhamento, não é treinamento nem consultoria. Coaching é um processo que visa aumentar os resultados positivos de um indivíduo, grupo ou empresa, através de metodologias, ferramentas e técnicas internacionalmente testadas e reconhecidas.

O coaching é focado na melhoria e no aumento de performance (resultados), visando auxiliar num processo de mudança ou transformação de vida, tendo como maior meta a obtenção dos objetivos traçados. Sentimentos e afetos até são trabalhados, mas ficam num plano secundário. São trabalhados missão, propósito, valores, crenças, sonhos, sabotadores internos, fraquezas e forças, oportunidades e ameaças, entre outros. Já a terapia tende a focar nos traumas, pontos de fixação, experiências, vivências, sentimentos e emoções atuais, futuras e passadas. Vale salientar que o coaching é apenas uma metodologia, nem sempre a mais indicada para a pessoa. Inúmeras situações devem ser tratadas com psicoterapia, treinamento, aconselhamento ou consultoria.

O conceito e a técnica de coaching sempre estiveram mais relacionadas ao mundo dos negócios, carreira, altos executivos, empresas e equipes, visando a obtenção de metas estabelecidas e de melhores resultados. É o chamado Coaching Executivo. A técnica tem sido muito utilizada também no plano pessoal (visando melhorias na saúde física, mental, financeira, relacionamentos e até em algumas questões emocionais). É o chamado Coaching Pessoal. Além dos nichos especializados como Coaching de Divórcio, de Peso, de Casamento, etc.

Os maiores objetivos do Coach (profissional que desenvolve a técnica) é fazer com que o indivíduo conquiste seus objetivos, de forma objetiva, efetiva e focada, a fim de que tenha uma vida mais equilibrada, prazerosa e bem sucedida. Para tanto, o profissional utiliza técnicas específicas para auxiliar o indivíduo a entender seu padrão de funcionamento, trabalhando pontos fortes e fracos, buscando a superação de barreiras, que habitualmente impedem o alcance das metas traçadas, descobrindo alternativas para transformar Sonhos e Projetos em Realidade.

Para mim a frase que marca o que é coaching é de que “não existem fracassos, existem apenas resultados.” Bons ou ruins, piores ou melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s