Arrumando livros

Definitivamente livros, mofo e mar não combinam. Se tiver alguma casa em construção à volta, dias chuvosos e maresia no ar, a situação piora ainda mais. Pois este tem sido o cenário onde minha biblioteca e eu temos tentado sobreviver. E 2018 foi chuvoso de ponta à ponta. De janeiro à novembro.

Além daquelas arrumações básicas e semanais do tipo afastar levemente os livros e tirar o pó com pano e lustra móveis, duas vezes por ano baixo a biblioteca inteira. Prateleira por prateleira. Nicho por nicho. Livro por livro. Tudo passa pela esponja, pano úmido, pano seco, sol e ar puro. Livros também precisam respirar e arejar!!!!

Esta função pode levar a semana inteira.

Além da limpeza, alguns livros exigem consertos: lombadas rasgadas, capas descoladas, folhas descosturadas. E todo ano, nesta mesma época, lembro o quanto gostaria de ter feito um curso profissionalizante pra restaurar livros antigos. Com os conhecimentos que tenho consigo um resultado razoável, usando fita durex larga e algum capricho. A gente tenta. E faz o melhor que pode.

Entre os livros mais detonados estão os de quando eu fazia parte do Círculo do Livro. Ou seja, livros da época da adolescência. Outros livros dignos de maiores cuidados são aqueles que leio mais de 3 vezes. Sem contar os livros usados – e não mais editados – comprados em sebos ou na Estante Virtual.

Apesar de trabalhosa, adoro esta função.

Rever livros esquecidos, lidos e não lidos. Livros perdidos e dispersos entre os mais diversos temas. Retirar postits, bilhetinhos, recados, cartões, anotações e outros marcadores. Reencontrar flores secas de viagens vividas e lidas. Reler orelhas e comentários, páginas marcadas, frases sublinhadas … enfim, os livros seduzem.

Se permitir e facilitar só um pouquinho, a função na biblioteca pode levar bem mais do  que uma semana. Mantenho o foco e resisto bravamente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s