Azul da cor do céu, da noite, do mar, da piscina …

Todo ano é a mesma coisa. Depois do dia 06 de janeiro – dia dos reis – é hora de recolher toda a decoração natalina e preparar a casa para o verão. Retirar a parafernália natalina dá leveza à casa. Recolocar e realocar adornos e móveis prepara a casa para o ano que se inicia. Tenho recolhido e guardado muitos dos itens de decoração amealhados ao longo dos anos, dando à casa um ar mais “clean”. Limpo. A ideia de que “menos é mais”.

E nesta repaginação de ambientes e adornos encontro algumas peças em estado periclitante. Gosto das peças, que ou estão esquecidas dentro de armários ou tão usadas, sujas e desgastadas que, certeza absoluta, algumas demãos de tinta vão lhes dar vida nova.

Por isso, assim que ensaquei os papais noéis, arregacei mangas e calças, vesti um maiô baleado e me pus a pintar, em meio ao calor infernal deste janeiro úmido e tórrido em Floripa, entre um sem número de dúvidas, banhos de mar e piscina,  e questionamentos sobre os rumos que quero dar na vida. E pintar, tem sido terapia há muito tempo.

Optei pelo tom azul profundo para pintar cestarias de uso diário além da antiga mesa de rattan e do puff comprado em brechó.

azul 11O processo é simples: depois de escolher a cor e comprar a tinta, limpar bem as peças com pincel ou escova seca. Passo 4 demãos de tinta e entre cada uma delas, um rolo de espuma para emparelhar a pintura. Desta vez optei por não dar nenhum toque provençal (bordas lixadas e/ou envelhecidas). O tipo de tinta é muito importante para o bom acabamento. Já usei sem cerimônia as tintas acrílicas foscas. Atualmente uso sempre as acetinadas ou semi-brilho.azul 10

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s