Paris para um e outros contos – Jojo Moyes

Acabei de ler o quarto livro da escritora inglesa, cujo estilo é simples e divertido. A leitura, fácil. Dela li outros títulos, todos romances. No cinema, me emocionei com o “Como eu era antes de vc.

Quando comprei o livro de contos da autora, um dos objetivos era me motivar para escrever contos. Uma das metas literárias para 2019. Me surpreendi com o tamanho do primeiro conto do livro: “Paris para um” tem 97 páginas e 14 capítulos. Seria o conto o gênero literário para abarcar este texto? Após pesquisar sobre características do conto, a certeza de que não existe um número máximo de páginas. São outras as características que definem o texto como sendo conto ou não:

  • Enredo único: ao contrário de romances, os contos tendem a focar em um enredo que não se desdobra em tramas menores. Muitas vezes a história gira em torno de uma única situação.
  • Simplicidade: devido ao enredo único, os contos não costumam exigir grandes interpretações por parte do leitor.
  • Curto espaço de tempo: os contos costumam apresentar tramas que não se estendem por longos períodos. É comum, por exemplo, que a história se passe em um só dia.
  • Início próximo ao fim: geralmente os contos não dedicam tempo na introdução do ambiente e dos personagens, por isso, a história se inicia próxima ao clímax e ao desfecho.
  • Poucos personagens: por serem mais objetivos, contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens.
  • Final súbito: em contos, é normal que o fim aconteça imediatamente depois do clímax. Não há, portanto, uma fase da história em que podemos acompanhar as consequências da resolução do conflito.
  • Objetivo único: por não possuir desdobramentos, o conto busca causar um sentimento único no leitor (alegria, indignação, melancolia, etc) ou, simplesmente, contar uma história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s