Minha relação com a escrita e a leitura 1

Para 2019 apenas o que der prazer … um dos pedidos para o ano. Quando vi estava inscrita num curso online de Escrita Criativa. OK. Fui impulsiva, talvez. Verdade é que a ideia vinha me assuntando há tempo. E pq não? Depois de 8/10 anos das primeiras oficinas literárias, me parece adequado revisar conceitos e técnicas e atualizar conhecimentos. Meu primeiro curso online na vida. Já estou sentindo falta de conversar com meus colegas de curso. A turma é grande. Vou ter de me acostumar com a voz do professor e com as aulas às 13 horas de segunda-feira. Tem os temas também. E o  primeiro é este: Minha relação com a escrita e a leitura. Preparei 2 textos de 500 palavras cada. História demais pra contar. Por aqui, vou postar todos. Comente o seu preferido. Te respondo qual mandei para o professor.

[Vem de longa data minha relação com a escrita e a leitura.

Dos tempos do colégio de freira, os incentivos para ler e escrever eram grandes. As redações, sempre elogiadas. Professor Osvino gostava de como eu brincava com as vírgulas. As leituras eram obrigatórias: Dom Casmurro, Escrava Isaura, Senhora. Até eu descobrir Sidney Sheldon e O outro lado da meia noite … no fundo escuro e não recomendável da biblioteca das freiras. Veio a faculdade de Psicologia e a leitura de textos, livros técnicos e a redação de laudos, estudos de caso e avaliações. Aprendi a ser descritiva e objetiva para deixar meus pareceres claros e inteligíveis.

Mesmo tendo cursado Psicologia, flertei com o Jornalismo e as Letras a vida inteira. Um caso de amor platônico. Sabia que um dia, além das palavras ditas enveredaria pelo universo das palavras escritas.

Quando a vida me conduziu por um novo caminho, levei na mala os livros comprados ao longo dos anos, um laptop usado, canetas, cadernos e uma vontade imensa de escrever meu primeiro livro. Um ano longe do consultório me apresentou ao universo dos livros e escritores e a certeza de que havia perdido a desenvoltura com as palavras. Precisava reencontrar a menina que brincava com as vírgulas e pesquisava palavras no dicionário.

Para me auxiliar nesta busca fui atrás de cursos de Escrita Criativa. A primeira oficina foi com a professora Noemi Jafe, na Casa do Saber. Depois veio o professor Gilson – de poesia – no Museu Lasar Segal e a constatação de que “é fácil escrever um livro, difícil é publicá-lo.” Encerrei o ciclo de oficinas de escrita criativa, em São Paulo, com as aulas de Ficção do professor Assis Brasil.

Não encontrei a menina das vírgulas. O conhecimento das técnicas de escrita, muitas vezes, tumultua meus momentos de inspiração e entrega literária.

Mesmo assim, publiquei o romance “Os segredos de Serena”. Um livro escrito por uma leitora. “Longe de tudo e de todos” é o romance escrito no período das oficinas de escrita criativa. São oito anos de revisões e abandonos. Neste meio tempo, criei o blog bysuzete.com onde pratico, brinco e publico. É escrevendo e lendo que vou me reencontrando.

Leio de tudo. De Paulo Coelho a Proust. De Danuza Leão a Isabel Allende. Ano após ano venho montando minha biblioteca. São livros indicados por revistas, professores e colegas. Muitos livros compro por impulso, pela vontade de conhecer novos autores, formas de pensar e escrever. E assim, vou colecionando “livros para os quais não estou pronta” e “abacaxis literários”. Por melhor que sejam os livros indicados, a subjetividade e o gosto pessoal definem quais livros e escritores vou ler e continuar lendo. Mesmo assim, guardo meus abacaxis e livros abandonados. Sei que em algum momento vou ler. A gente vai mudando, nossos gostos também. A maturidade literária acontece.

Decidi fazer o curso online de escrita criativa para rever conceitos e técnicas. E, se tudo der certo, publicar meu segundo romance.]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s