Flores de seda

Tem quem goste. Minha mãe adora. Todos os anos, no período de Finados, acompanho minha mãe nas compras de flores e arrumação dos túmulos da família. Uma tradição alemã. Quando posso, participo de todo o processo: da compra das flores à limpeza, feitura e arrumação dos arranjos. Além desta utilização, minha mãe tem alguns arranjos de flor de seda distribuídos pela casa, sem contar as flores sobressalentes que ela leva a possíveis velórios e enterros de amigos, parentes e conhecidos. Fúnebre, eu sei. Mas, é esta a realidade.

Quando decidi repaginar a casa da minha mãe, durante a pandemia da COVID19, juntei tudo que encontrei de flores de seda esparramadas pela casa. As flores novas/sem uso foram para um vaso aguardando velórios e enterros futuros. “Preciso disso” sentenciou minha mãe. As flores usadas foram para uma bacia (tamanho GG) e ficaram de molho em água e sabão em pó, por aproximadamente 2/3 horas. Uma leve escovada pra começar. Depois enxaguar em água corrente. Por fim, deixar secar de ponta cabeça, de um dia para o outro, em algum lugar ventilado e apropriado. Depois de limpas e secas, decidi fazer arranjos de flores de seda e distribuí-los pela casa.

Primeiro passo: definir os ambientes e os vasos;

Segundo passo: preencher o interior dos vasos com jornal velho, sacos plásticos ou qualquer material que ajude a definir a altura do arranjo. Usei argila (comprada em floricultura) e coloquei sobre este preenchimento, deixando de 3 a 5 cm da borda do vaso. Assim, o arranjo não fica engolido pelo vaso;

Terceiro passo: Selecione as flores por cores e tamanhos de caules. Usei as flores de caule mais longo no centro do arranjo e fui preenchendo com flores de tamanhos médios e pequenos, até que o arranjo estivesse bem preenchido e colorido.

Quarto passo: verifique o arranjo em 360 graus. É bom que ele fique simétrico de qualquer ângulo em que for visto. Não economize nas flores de preenchimento. Fique atento para o efeito decrescente, tipo escada, das flores.

Quinto passo: refaça o arranjo tantas vezes quantas for necessário. Nem sempre o arranjo sai perfeito nas primeiras tentativas. Mas, vale à pena tentar.

Porque o resultado pode surpreender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s