Velas de Gelo

Fazia tempo que não fazia velas. Setembro de 2021.O processo se inicia com a coleta dos restolhos de velas antigas, usadas ou não, e da vontade de renovar a estoque da casa. Adoro as noites com velas pontuando algum canto da casa, transmitindo paz e aconchego. As visitas também. E assim, as visitas acabam saindo de casa com alguma vela de presente. Adoro. Gosto da ideia de espalhar luz entre as pessoas. Qualquer tipo de luz. Inclusive de velas. Tenho preferido a simplicidade das velas piloto e a facilidade das velas de gelo. As velas com elementos (folhas, pimentas, conchas, canelas, etcetcetc), além de muito trabalhosas, não me agradam mais.

Na última temporada, além dos restolhos de velas, usei frutas feitas de parafina, que encontrei no porão da casa de minha mãe. Duas sacolas bem generosas. O processo é sempre o mesmo: separar as velas por cor, derreter a parafina na panela, coar num pano de prato velho e descartável, preparar formas e pavios, untar com vaselina, levar a parafina a 90 ou 120 graus, e preparar as novas velas. Na feitura das velas piloto, a necessidade dos remedinhos; nas velas de gelo, a necessidade de muito gelo.

Da última vez, adorei a rapidez e a facilidade de fazer as velas de gelo. Além de enormes, o problema do pavio com luz fraca não aconteceu, já que a base é feita com vela simples comprada em supermercado. Para as formas mais longas, usei uma vela sobre a outra, colada com a própria parafina. Nenhum acidente, nenhuma queimadura, resultados excelentes, tanto em quantidade como em qualidade. A ideia, depois de 2 anos, é fazer uma nova remessa, catando velas antigas, mal feitas e não usadas (lembrei das conchas iluminadas) e repetir a última temporada. A inovação, talvez seja a vela de areia. Um projeto antigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s