Janelas do Conhecimento – Diferentes formas de aprender

slide01

Um texto/esquema escrito há 7/8 anos e apresentado para professores explicando e esclarecendo um pouco sobre questões da inteligência. O objetivo era fazer com que os professores encontrassem diferentes maneiras de estimular seus alunos, além de despertá-los para o aprendizado. A partir deste esquema, os professores foram convidados a trocar experiências sobre dificuldades e aprendizagens no processo de ensinar e aprender no dia a dia escolar.

slide03Do que depende a evolução do pensamento da criança?

– Genética e Hereditariedade;

– Saúde, alimentação, saneamento;

– Estimulação ambiental;

– Outros.

slide05

Período Pré-Operatório – 2 aos 7 anos

  • A aquisição da linguagem é a grande característica deste período;
  • É através da linguagem que se operam modificações importantes nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança em seu meio;
  • O desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência;
  • O pensamento ainda é egocêntrico:”o meu carro do meu pai.”

slide07

Período das Operações Formais – 11/12 anos em diante

  • Ampliação das capacidades adquiridas no período anterior (reversibilidade, conservação, etc);
  • Começa a raciocinar através de hipóteses com base em esquemas abstratos, executando operações mentais lógico-formais, adquirindo autonomia e consciência;
  • Para Piaget, este é o período em que indivíduo atinge o pico do desenvolvimento do pensamento, variando apenas a expansão e profundidade de conhecimentos.

O que é a Inteligência?

Segundo Wechsler, a inteligência pode se manifestar de muitas formas, e não apenas de forma única e específica, capacitando o indivíduo a agir com propósito, pensar racionalmente e lidar efetivamente com seu meio ambiente. Diferentes capacidades mentais refletem, juntas, a capacidade geral da criança.

slide10Classificação de QI (Quociente Intelectual)

  • Muito Superior – 130 acima;
  • Superior             – 120 a 129;
  • Média Superior – 110 a 119;
  • Média                   – 90 a 109
  • Média Inferior   – 80 a 89;
  • Limítrofe             – 70 a 79;
  • Deficiente           – 69 e abaixo.

Muito além do QI – Tipos de Inteligência

Nem sempre as pessoas mais inteligentes (QIs mais elevados) são as mais bem sucedidas e com melhores resultados nas diferentes áreas do dia a dia. Segundo Daniel Goleman, o QE (Quociente Emocional) é o responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.

slide13Características de cada tipo de Inteligência

  1. Inteligência Linguística –facilidade de expressão escrita e oral. Apresenta alto grau de atenção e sensibilidade para entender pontos de vista alheios. Relacionada ao lado esquerdo do cérebro.
  2. Inteligência Lógica – facilidade de memorização e talento para lidar com matemática e lógica em geral. Facilidade em resolver problemas. Pessoas disciplinadas e organizadas. Relacionada ao lado direito do cérebro.
  3. Inteligência Motora – talento para expressão corporal, com noção exacerbada de espaço, distância e profundidade. Controle sobre o corpo, com movimentos complexos, graciosos, fortes, com precisão e facilidade. Relacionada ao cerebelo, com foco na coordenação e capacidade motora.
  4. Inteligência Espacial – facilidade para criar. Imaginar e desenhar imagens em 2D e 3D. Extremamente criativos e sensíveis.
  5. Inteligência Musical – facilidade para identificar diferentes padrões e notas musicais, podendo criar novas músicas e harmonias inéditas. Parecem conseguir enxergar através dos sons. Muitos aprendem a tocar instrumentos musicais sozinhos.
  6. Inteligência Interpessoal – extremamente ativas. São os líderes práticos, calmos, diretos, com capacidade de liderar equipes e grupos de forma coordenada;
  7. Inteligência Intrapessoal – Facilidade em entender o que as pessoas sentem, pensam e desejam. Exerce a liderança de modo indireto, através do carisma e das ideias, e não através das ações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s