Um texto/esquema escrito há 7/8 anos e apresentado para professores explicando e esclarecendo um pouco sobre questões da inteligência. O objetivo era fazer com que os professores encontrassem diferentes maneiras de estimular seus alunos, além de despertá-los para o aprendizado. A partir deste esquema, os professores foram convidados a trocar experiências sobre dificuldades e aprendizagens no processo de ensinar e aprender no dia a dia escolar.
Do que depende a evolução do pensamento da criança?
– Genética e Hereditariedade;
– Saúde, alimentação, saneamento;
– Estimulação ambiental;
– Outros.
Período Pré-Operatório – 2 aos 7 anos
- A aquisição da linguagem é a grande característica deste período;
- É através da linguagem que se operam modificações importantes nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança em seu meio;
- O desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência;
- O pensamento ainda é egocêntrico:”o meu carro do meu pai.”
Período das Operações Formais – 11/12 anos em diante
- Ampliação das capacidades adquiridas no período anterior (reversibilidade, conservação, etc);
- Começa a raciocinar através de hipóteses com base em esquemas abstratos, executando operações mentais lógico-formais, adquirindo autonomia e consciência;
- Para Piaget, este é o período em que indivíduo atinge o pico do desenvolvimento do pensamento, variando apenas a expansão e profundidade de conhecimentos.
O que é a Inteligência?
Segundo Wechsler, a inteligência pode se manifestar de muitas formas, e não apenas de forma única e específica, capacitando o indivíduo a agir com propósito, pensar racionalmente e lidar efetivamente com seu meio ambiente. Diferentes capacidades mentais refletem, juntas, a capacidade geral da criança.
Classificação de QI (Quociente Intelectual)
- Muito Superior – 130 acima;
- Superior – 120 a 129;
- Média Superior – 110 a 119;
- Média – 90 a 109
- Média Inferior – 80 a 89;
- Limítrofe – 70 a 79;
- Deficiente – 69 e abaixo.
Muito além do QI – Tipos de Inteligência
Nem sempre as pessoas mais inteligentes (QIs mais elevados) são as mais bem sucedidas e com melhores resultados nas diferentes áreas do dia a dia. Segundo Daniel Goleman, o QE (Quociente Emocional) é o responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.
Características de cada tipo de Inteligência
- Inteligência Linguística –facilidade de expressão escrita e oral. Apresenta alto grau de atenção e sensibilidade para entender pontos de vista alheios. Relacionada ao lado esquerdo do cérebro.
- Inteligência Lógica – facilidade de memorização e talento para lidar com matemática e lógica em geral. Facilidade em resolver problemas. Pessoas disciplinadas e organizadas. Relacionada ao lado direito do cérebro.
- Inteligência Motora – talento para expressão corporal, com noção exacerbada de espaço, distância e profundidade. Controle sobre o corpo, com movimentos complexos, graciosos, fortes, com precisão e facilidade. Relacionada ao cerebelo, com foco na coordenação e capacidade motora.
- Inteligência Espacial – facilidade para criar. Imaginar e desenhar imagens em 2D e 3D. Extremamente criativos e sensíveis.
- Inteligência Musical – facilidade para identificar diferentes padrões e notas musicais, podendo criar novas músicas e harmonias inéditas. Parecem conseguir enxergar através dos sons. Muitos aprendem a tocar instrumentos musicais sozinhos.
- Inteligência Interpessoal – extremamente ativas. São os líderes práticos, calmos, diretos, com capacidade de liderar equipes e grupos de forma coordenada;
- Inteligência Intrapessoal – Facilidade em entender o que as pessoas sentem, pensam e desejam. Exerce a liderança de modo indireto, através do carisma e das ideias, e não através das ações.