Nem só de praias vive Florianópolis. Ontem foi dia de aula de cerâmica. O ateliê que voltei a frequentar fica no miolo da ilha entre as montanhas, matas, flores, beija-flores, jacus e outros pássaros, gatos, cachorros, vacas, e pasmem … ontem fui recepcionada por um macaco bugio. Ao abrir o portão, vi o danadinho bem serelepe entre as árvores. Ao me ver, adentrou a mata e sumiu. É impressionante o que o interior da ilha tem a oferecer.
É no meio desta floresta nativa e pujante que fica o ateliê da ceramista Vania Bueno, no Muquén, entre a Praia dos Ingleses e o Rio Vermelho. Se quiser chegar, cruzando a montanha, vá pela Vargem Grande e se delicie com as curvas e a vegetação exuberante que delineia a estrada asfaltada até outro ponto do Rio Vermelho, e de lá, vá ao Muquén. No instagran procure por @ceramicavaniabueno e descubra a verdadeira arte cerâmica.
Anos atrás fui conhecer uma mestra no tear e seu ateliê, em Ratones. Outro paraíso no miolo de Floripa.
Quem sabe, neste ano – 2023 – me anime a descobrir e visitar artistas e ateliês por toda Ilha de Santa Catarina. Tenho certeza de que vou me surpreender.

















